Planejar é preciso – Diretrizes para consolidação do Sistema de Cultura
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia dá início ao processo de realização da IV Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá em dezembro de 2011, em Vitória da Conquista. Em sua quarta edição, a Conferência chega a um novo patamar. Agora, além de ser um importante espaço de diálogo entre a sociedade civil e o poder público, ela passa a ser efetivamente um local de construção.
Além de serem ouvidos e de levantarem as demandas de sua região na área cultural, os agentes culturais e cidadãos passam a planejar junto os poderes públicos, tornando-se parte efetiva da elaboração do Plano Estadual de Cultura a partir das prioridades definidas nos Planos Municipais, Setoriais e depois Territoriais de Cultura. Por isso, o tema deste ano é: “Planejar é preciso – Diretrizes para consolidação do Sistema de Cultura”
Convite do Secretário de Cultura, Albino Rubim, para a IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia:
A primeira etapa desse processo já começou. A partir deste mês de julho, a Secretaria começou a fomentar e apoiar a realização das Conferências Municipais de Cultura. Para tanto, está disponibilizando para todas as prefeituras e dirigentes de cultura dos 417 municípios da Bahia um DVD (veja os vídeos) que orienta a realização do trabalho nestes encontros.
A IV Conferência Estadual de Cultura será o destino final das propostas criadas a partir dos debates ocorridos nas conferências municipais e territoriais. Esses debates garantem que as ações do estado sejam fundamentadas nas demandas do cidadão e que o estado possa promover os meios para a democratização da produção e do acesso aos bens culturais. Na Conferência Estadual, serão eleitas 3 propostas de projetos estaduais por grupo temático, que irão finalmente compor o Plano Estadual de Cultura. Também serão incorporadas à Conferência Estadual as propostas encaminhadas pelas 22 Conferências Setoriais de Cultura.
SAIBA MAIS:
Assistam aos vídeos e fomentem a realização de conferências em suas cidades
Como realizar uma Conferência Municipal de Cultura – Manual da Conferência
Nenhum comentário:
Postar um comentário