sábado, 9 de maio de 2009

Segundo presencial Esp. UNEB

No dia 9 de maio de 2009, aconteceu o segundo presencial do curso de Especialização em Educação a Distância no laboratório de informática do NTE 16 em Vitória da Conquista. Estiveram presentes 20 cursistas, prof. Tony, Tutor Presencial, Soraia, Coordenadora UAB e ainda contamos com o apoio do Técnico do NTE 16, Jaime.
O encontro presencial realizado foi extremamente gratificante com participação ativa e contribuições de qualidade por parte dos alunos. Foi proposta também pela coordenação UAB uma auto-avaliação com a finalidade de constatar, refletir e mudar se necessário a postura do cursista onlline, além de avaliar e sugerir melhorias para o curso de uma forma geral.
O primeiro momento do encontro foi o da apresentação e partilha dos textos produzidos. O prof. Tony dividiu as atividades em quatro blocos de cinco apresentações, seguidas de debates, esclarecimentos e discussões dos textos produzidos. A qualidade dos trabalhos foi o fato marcante do encontro, demonstrando o empenho e o interesse de todos, apesar das inúmeras atividades e da sobrecarga de trabalhos.
No período da tarde foi assistida a vídeo-aula, fizeram a leitura da primeira parte do texto da disciplina Currículo e EAD e efetivaram a discussão acerca do questionamento “Afinal, o que é currículo”? A provocação temática gerou um debate interessante que, possivelmente, deverá aparecer nos fóruns propostos pela professora Jane.
Os alunos aproveitaram a oportunidade do encontro para se articularem e formarem pequenos grupos de trabalho para o seminário temático proposto. Finalizaram o encontro, revisitando o ambiente virtual e socializando as dúvidas e descobertas existentes. No término das atividades foi servido um lanche que uma das cursistas trouxe e aproveitamos para parabenizar a todas as mamães pelo seu dia.






Sugestão de auto-avaliação dia 09/05/2009
“CONSTATANDO, REFLETINDO E MUDANDO”
Vamos fazer um chek-list justificando-os.

  • Organizo meu tempo de estudo semanal;
  • Participo de todos os fóruns propostos;
  • Cumpro com os prazos estabelecidos no curso:
  • Incentivo meus colegas a prática colaborativa;
  • Utilizo as ferramentas do ambiente com facilidade;
  • Mantenho contato com todos enviando-lhes mensagens sempre que necessário;
  • Encontro os contatos do NEAD, UAB e colegas facilmente, tanto pelo Moodle, quanto pelo Blog;
  • Acesso regularmente o Moodle e o site da UNEB e o Blog da UAB;
  • Estou com todas as atividades do AVA atualizadas;
  • Construo positivamente minha identidade no curso;
  • Possibilito criar situações de questionamento, convidando o meu colega a interagir;
  • Estou me adaptando facilmente à educação on line;
  • Faço conexões com a vida a partir dos conteúdos desenvolvidos;
  • Desenvolvo as atividades no AVA com pontualidade, entusiasmo e determinação;
  • Gerencio meu desenvolvimento assim como o dos meus colegas;
  • Interesso cada vez mais pelos temas abordados e aprofundo-os utilizando os recursos que possuo.
  • Descubro novas fontes de informações e sugiro aos meus colegas;
  • Proponho às vezes soluções interessantes ao meu grupo;
  • Sugiro melhorias significativas para o curso;
  • Sinto-me na liderança ao trabalhar com ambiente virtual de aprendizagem e quando é possível interfiro com propostas de atividades;
  • Sinto apoio do pólo UAB sempre que preciso;
  • As tutorias (presencial e a distância) se fazem presentes;
  • O ambiente tem facilitado minha inserção;
  • O conteúdo on line está disposto de forma clara, objetiva e acessível;
  • O ambiente virtual possibilita construir e aprender em redes;
  • O material didático foi bem elaborado e permite a criação de novos questionamentos;

Nenhum comentário: