segunda-feira, 22 de junho de 2020

COLAÇÃO DE GRAU DA PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PÚBLICA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFBA









COLAÇÃO DE GRAU DA PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PÚBLICA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFBA

ROTEIRO

- EVENTO: Em 20/06/2020, modo virtual em razão da pandemia, com as presenças:

.Prof. Julio Cesar de Sá da Rocha – Diretor da Faculdade de Direito da UFBA.
.Profª. Márcia Tereza Rebouças Rangel - Superintendente de Educação a Distância da Universidade Federal da Bahia.
.Prof. Celso Luiz Braga de Castro – Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública.
.Prof. Antonio Sá da Silva – Vice-Coordenador do Curso.
.Profª. Lanara Guimarães de Souza – Coordenadora de Design Educacional.
.Prof. Haenz Gutierrez Quintana – Diretor de Tecnologias Educacionais.
.Prof. Kleverton Bacelar Santana – Coordenador Pedagógico.
.Prof. Fernando Costa da Conceição – Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso e de Atividades Complementares.
.Profª. Catharine Prata Seixas – Coordenadora do Ambiente de Aprendizagem Virtual.
.Inúmeros professores, tutores e membros do corpo técnico.

- PROPOSITURA DO PROJETO: Profª Ana Paula Rocha do Bomfim (primeira coordenadora), fruto de intensa discussão da Faculdade de Direito, do Observatório da Pacificação Social e do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania.

- VISÃO INOVADORA DA SEGURANÇA PÚBLICA: Diferente da compreensão tradicional de segurança pública como uma força repressora do Estado, compreendemos a mesma como um conjunto de serviços essenciais, prestados pelo Estado, visando uma melhor qualidade de vida das pessoas, indo além da prevenção e tratamento da violência para pensar a segurança no campo da saúde, alimentação, ambiente, transporte, comunicação, etc.

- JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO E COMPROMISSO SOCIAL DA OFERTANTE: Demanda social represada de profissionais (técnicos e pesquisadores) qualificados na área de segurança pública, sobretudo no interior, onde faltam oportunidades neste nível ofertado pela UFBA. A Faculdade de Direito, que este ano completa 130 anos de existência e já formou e ainda forma grandes quadros nacionais do Direito, da política e da cultura em geral, investe agora com a mesma busca de excelência em outra linha de formação,  muito sensível na atualidade.

- COORDENADOR: Prof. Celso Luiz Braga de Castro.

- POLOS ATUAIS: Camaçari, Vitória da Conquista, Juazeiro e Itabuna, priorizados pelos critérios da distribuição geográfica e das condições gerais de instalação, inclusive de acessibilidade.

- ESTRUTURA E INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: Grade interdisciplinar, com 1.817 horas (incluindo TCC e Atividades Complementares) e 25 disciplinas, ofertadas pela Faculdade de Direito, pela Escola de Administração, pelos departamento de Sociologia, de Ciência Política e de Estatística, pela Faculdade de Comunicação, pelo Instituto de Letras e pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Conclusão em no mínimo 2,5 e no máximo 3 anos.

- MODO DE OFERTA E FINANCIAMENTO: Curso EAD, exigindo pelo menos a aula de abertura e uma prova a serem feitas presencialmente; oferta de eBook e realização de atividades online, animadas por tutores, via Moodle e sob a coordenação técnica e pedagógica da Superintendência de Educação a Distância (SEAD); professores em sua maioria composta por doutores e os demais com mestrado, todos com larga experiência acadêmica e outras experiências profissionais. Curso vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB) e financiado com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

- FORMA DE ACESSO: Vestibular específico.

- QUANTIDADE DE FORMANDOS: Formaram até agora 76 (setenta e seis) alunos.

- TITULAÇÃO: Tecnólogo em Segurança Pública.

- PERFIL DO EGRESSO E HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Compromisso ético e capacidades de iniciativa, criatividade, imaginação social, leitura crítica da realidade social, liderança, embasamento conceitual e planejamento de ações no campo da segurança pública.

- SAÍDAS PROFISSIONAIS: Atividades de operação, análise, planejamento e gestão de segurança pública, além de outras funções próprias do setor e que visem responder às demandas de uma sociedade complexa e plural onde vivemos atualmente; continuação dos estudos ao nível de pós-graduação, hoje disponíveis nos níveis lato sensu e mestrado profissional para o campo da segurança pública, além dos níveis lato sensu, mestrado e doutorado acadêmicos no campo do Direito.

- DEMANDA: Alta e permanente procura na Faculdade e nos polos por novas ofertas.


FONTE: Texto encaminhado pelo Prof. Antonio Sá da Silva – Vice-Coordenador do Curso.

Nenhum comentário: