Frequentemente, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Vitória da Conquista recorre ao espaço onde funciona o pólo conquistense da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no prédio da antiga Escola Municipal Maria Viana, localizada na Rua 10 de Novembro.
No último dia 18, por exemplo, os formadores do Todos pela Alfabetização (Topa) estiveram no local para a abertura da quarta etapa do programa. Em 2010, o pólo também foi o local onde se realizaram as provas da seleção para coordenadores pedagógicos e o encontro de formação do ProInfantil.
“Em Vitória da Conquista, encontramos poucos espaços disponíveis para a formação de professores”, avalia Regina Lima, da assessoria de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação. “O pólo da UAB tem sido, portanto, de grande utilidade para nós. Tem colaborado bastante com as atividades que desenvolvemos com os nossos professores. É preciso reconhecer a disponibilidade que a professora Soraia tem demonstrado”.
Regina se refere a Soraia Campos Santos, coordenadora do pólo conquistense da UAB. De acordo com Soraia, trata-se de “ajuda mútua” a interação entre a Prefeitura e o pólo, por meio do empréstimo de salas para a realização de encontros pedagógicos e outras atividades. “Assim, ajudamos a Secretaria Municipal de Educação ao mesmo tempo em que divulgamos o nosso trabalho”, explica a coordenadora.
SOBRE A UAB – Trata-se de um sistema integrado por universidades públicas que oferece opções de cursos de nível superior à distância para brasileiros com dificuldades de acesso à universidade. O acesso é possibilitado a qualquer pessoa, mas há prioridade na formação para o público que atua na educação básica, formado por professores, dirigentes, gestores e trabalhadores. Na Bahia, a UAB é mantida pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão ligado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário