terça-feira, 2 de junho de 2009

Recado do prof. Tony



Olá colegas, bom dia !
Estive no sábado em Lauro de Freitas em reunião com a coordenação do nosso Curso de Especialização. Estiveram presentes vários tutores presenciais e alguns tutores a distância. Foi uma reunião interessante e proveitosa porque pudemos esclarecer algumas dúvidas acerca do formato geral do curso e da disciplina que iniciaremos no próximo sábado. Foi a oportunidade também de conhecer Márcia (coordenadora da especialização), Vera (coordenadora das tutorias), Silvar (coordenador do NEAD), Samuel (gestor do ambiente), Suely (tutora a distância), Jane (professora da disciplina Currículo) e Juliana (professora da disciplina Psicologia). Ufa !
Uma série de questões foram discutidas e serão normatizadas pelo Conselho de Ensino da UNEB e nos serão posteriormente transmitidas. De imediato o que ficou decidido foram os critérios de avaliação da disciplina da professora Jane - que já se encontram no fórum aberto e transcreverei também - e o formato do curso da professora Juliana.
Transcrição das orientações da professora Jane acerca do Seminário Temático e do Relatório Escrito

Seminário Temático:
1.1 Caracterização da atividade:
Apresentação oral em grupo sobre a temática " “Práticas curriculares em Educação: da fragmentação às redes colaborativas de conhecimento” a ser realizada no encontro presencial do dia 06/06/09;
1.2 Duração da apresentação: 30 a 40 minutos (a depender do número de grupos - o destaque é meu)
1.3 Constituição dos grupos: Os grupos deverão ser formados por no mínimo 04 e no máximo 06 componentes, sendo estes constituídos no encontro presencial (09/05) ou no ambiente. Caso haja algum pólo que tenha dificuldade na divisão dos grupos com as quantidades indicadas entrar em contato comigo para estudarmos a situação. O pólo e/ou o aluno que ainda não constitui o(s) seu(s) grupo(s) para o Seminário deverá, juntamente com o tutor virtual, fazer isto neste fórum o mais rápido possível.
1.4 Referencial para o Seminário: A apresentação oral deverá pautar-se nas reflexões teóricas feitas durante todo o curso, fundamentadas no módulo impresso e nos textos complementares. Além disso, deve estabelecer uma relação entre a teoria estudada e discutida nos fóruns e as experiências práticas obtidas com a investigação e produção colaborativa expostas no Wiki.
1.5. Critérios de avaliação: Articulação teórico-prática com os textos trabalhados; Participação de todos os integrantes do grupo; Levantamento de proposições investigativas sobre a temática;


RELATÓRIO ESCRITO

1. CONCEPÇÃO
Documento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica. O relatório técnico-científico apresenta, sistematicamente, informação suficiente para um leitor qualificado, traça conclusões e faz recomendações. É estabelecido em função e sob a responsabilidade de um organismo ou de pessoa a quem será submetido. (ABNT, 1989). Na disciplina Currículo e EaD, o Relatório escrito consistirá num texto discursivo em que os alunos deverão apresentar os percursos teóricos e investigativos feitos para a discussão da temática “Práticas Curriculares em Educação: da fragmentação às redes colaborativas de conhecimento” que será realizada no Seminário. Cada aluno, individualmente, deverá “tecer” suas considerações acerca da construção da temática, inserindo as experiências selecionadas no Wiki e as leituras teóricas obtidas através dos módulos e texto complementares.

2. ESTRUTURA DO RELATÓRIO
Este relatório será composto de três partes:
Elementos pré-textuais: capa e folha de rosto;
Elementos textuais: texto discursivo
Elementos pós-textuais: referências e anexos (opcional)
Formatação:
Fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho 12;
Papel tamanho A4;
Margem superior e inferior com 2,5 cm ;
Margem esquerda e direita com 3 cm ;
Espaçamento entre linhas: 1,5 cm ;
Alinhamento: Justificado;
Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita);
Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado;
Quantidade de páginas: 03 a 05 páginas (sem os elementos pré ou pós-textuais)

3. ENVIO DO RELATÓRIO
O relatório será postado no ambiente, através do recurso do moodle chamado “tarefa”, no qual vocês postarão o relatório como arquivo anexo. Os relatórios deverão ser postados até o dia 06/06 .
Como veem teremos muito trabalho no sábado e o dia será cheio. Lembrem-se que na parte da tarde iniciaremos a nova disciplina.Estaremos aguardando-os com ansiedade e expectativa. Qualquer coisa é só fazer contato. Estarei no pólo hoje a tarde.

Um abraço fraterno

Tony Mendes

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