Em reunião com o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, na última quinta-feira, 14, o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) reivindicou a reforma do prédio que abriga o Polo UAB [Universidade Aberta do Brasil] Vitória da Conquista, identificado como Polo de Apoio Presencial ao Programa de Formação a Distância, vinculado ao Instituto Anísio Teixeira (IAT), estrutura da Secretaria de Educação da Bahia (SEC). O espaço funciona no bairro Recreio.

O deputado foi acompanhando pela superintendente de Educação a Distância da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a professora Márcia Rangel. Os dois detalham que o projeto de requalificação contempla melhorias estruturais e emergenciais. Rangel esteve em Conquista em fevereiro, quando se reuniu com a coordenadora do polo, Soraia Campos. “Sabemos que o prédio possui uma estrutura que atende as especificações básicas. O que defendemos junto ao secretário é uma reforma geral para melhorar as condições do polo, levar conforto e acessibilidade aos funcionários e alunos. A gente também defende uma ampliação para atender os novos cursos. A proposta será avaliada pela secretaria e estamos confiantes em sua aprovação”, disse o deputado.

Um dos novos cursos é o de licenciatura em Teatro, que acontecerá por meio de parceria com a UFBA. De acordo a coordenação, o Polo UAB de Conquista registra atualmente 650 matrículas. De 2009 a 2019, foram realizados mais de 40 cursos de graduação e pós-graduação, sempre em parcerias com instituições de ensino. Além de Teatro, para este ano e o próximo estão previstos cursos de graduação em Letras, Biblioteconomia, Biologia e Pedagogia, além de especializações em Ciência, Mídias na Educação e em Gestão Municipal. O próprio polo fez um projeto de requalificação que aponta a necessidade dessas melhorias.
Foco na qualificação de professores da rede pública – O polo está vinculado à SEC e, por meio de parcerias com universidades, atua na educação a distância com a oferta de cursos de aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação dentro do programa UAB. A prioridade é atender aos professores da rede pública que ainda não possuem graduação e aos já graduados com ações de formação continuada.
Polos, como o de Conquista, servem de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, nas quais os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios. A estrutura conquistense possui 25 ambientes, distribuídos em salas de aula, laboratórios, biblioteca e espaços administrativos, além de estacionamento e quadra poliesportiva.

Fonte:

http://www.blogdorodrigoferraz.com.br/2019/03/18/fabricio-defende-reforma-do-polo-da-universidade-aberta-do-brasil-em-conquista/ Acesso em 19 de março de 2019.

http://www.pocoes24hs.com.br/2019/03/18/43/ Acesso em 19 de março de 2019.

http://blogdofabiosena.com.br/v2/blog/fabricio-defende-reforma-do-polo-da-universidade-aberta-do-brasil-em-conquista/ Acesso em 19 de março de 2019.